top of page
  • Foto do escritorGrace Saunier

Método Pilates no Pós-Parto

Atualmente a procura pelo método Pilates no puerpério (pós –parto), tem crescido bastante e tornando-se um momento importante na vida da mulher.


No período gestacional, ocorrem intensas modificações no organismo materno, desencadeadas por alterações de ordem hormonais (a relaxina, a progesterona e o estrogênio, que deixam os ligamentos mais frouxos) e postural (com o aumento do peso corporal e suas adaptações).


O puerpério tem duração média de 6 a 8 semanas, nas quais as modificações ocorridas no corpo da mulher durante a gestação irão retornando, pouco a pouco, ao estado anterior à gravidez. Divide-se esse período em: pós-parto imediato (1º ao 10° dia após a parturição), pós-parto tardio (11° ao 45°) e pós-parto remoto (além dos 45 dias), no caso de mulheres que optam por realizar uma cesariana.


A atuação do método Pilates, na maioria dos casos se inicia no pós-parto remoto.

Já mulheres que optam por realizar parto normal, acabam tendo um período de internação hospitalar menor e uma recuperação mais rápida, já que o corte cirúrgico e a camada muscular a ser recuperada são menores. A volta a atividade física costuma ocorrer, com liberação médica, a partir de 15 a 20 dias depois do parto.


Alterações na postura desta nova mamãe, como a anteversão pélvica, acompanhada ou não de hiperlordose lombar, ocasionam mudanças do ângulo de inserção da musculatura abdominal, alterando o ponto de equilíbrio corporal e, com isso, na busca da manutenção do equilíbrio, há uma maior exigência de certos músculos que, por conseguinte, ocasionam dores em diversas partes do corpo. Neste caso, o método Pilates é excelente para o retorno do centro de gravidade no puerpério e ajuda a diminuir as tensões que uma nova mãe enfrenta com o cansaço, dores nas costas por carregar bebê, carrinho, etc..


Além da correção da postura modificada pela gestação, podemos citar outros benefícios que o método Pilates proporciona, como, recondicionamento dos músculos (principalmente a musculatura do assoalho pélvico e abdominal), recuperação da forma física (além de fazer o corpo voltar mais rápido, os exercícios recuperam a força muscular) e por fim, evita ansiedade (os exercícios associados a uma correta respiração permite relaxar o corpo e melhorar qualidade do sono).


Gostou ? Tem mais dúvidas ? Ou quer iniciar suas aulas de pilates?

Acesse o link abaixo para nos comunicar via Whats App...

41 visualizações0 comentário
bottom of page