top of page
  • Foto do escritorGrace Saunier

Método Pilates associado ao esporte


O método Pilates é um ótimo aliado no esporte. Hoje dançarinos, atletas, entre outros, utilizam o método para a reabilitação, prevenção de lesões e dores causadas por atividades físicas.




Tanto para atletas submetidos a treinamentos intensos, quanto para praticantes regulares de intensidade moderada, é importante o conhecimento do funcionamento do corpo e o reconhecimento de seus limites e potencialidades ao longo da vida. O método Pilates é uma ferramenta importantíssima de autoconhecimento e de educação do movimento. Pode ser praticado desde a mais tenra idade até a maturidade, adaptando-se e atendendo às necessidades de todas as fases da vida.


Joseph Pilates denominava seu método de Contrologia, que se define pela capacidade que o ser humano tem em mover-se com conhecimento e domínio do próprio físico, é coordenação do corpo, mente e espírito. Entre as décadas de 30 e 40 dançarinos e coreógrafos populares abraçaram o método, por ser o único no momento que permitia e incentivava o movimento no início da reabilitação (com assistência necessária), e como artistas de elite da época os dançarinos sofriam lesões resultantes de um longo período de recuperação, devido a uma incapacidade de retorno ao desempenho máximo, 70 anos mais tarde a técnica começou a ganhar popularidade na área de reabilitação.


O Pilates respeita a biomecânica do corpo humano, trabalhando-o de forma equilibrada, respeitando os limites de movimento de cada articulação, sem sobrecargas, obedecendo a seus princípios. Logo que são assimilados, esses princípios podem ser transferidos para toda e qualquer atividade física que desejamos realizar, em qualquer fase da vida, podendo contribuir tanto no treinamento esportivo, no intuito de prevenir lesões, como também fora dele. O mesmo pode ser eficiente para promover o equilíbrio estático e postural e propiciar um melhor controle da coordenação, agilidade e equilíbrio, fatores essenciais que auxiliam no trabalho preventivo de lesões, com redução de sobrecarga e gasto energético durante os movimentos.


Muitos esportes podem incluir movimentos repetitivos (como a corrida e o ciclismo), que utilizam de forma constante apenas alguns grupos musculares – geralmente os que são mais solicitados durante a prática, por isso se faz necessário compensarmos alguns desequilíbrios para que não nos tornemos reféns de dores e lesões indesejáveis que nos afastariam da prática do esporte.


Sendo assim, a prática do Pilates pode ser uma alternativa para o complemento e aperfeiçoamento do treino por ser um método eficiente para tratar dores lombares crônicas, estiramentos musculares, lesões de ligamento, tornozelos e joelho, muito comuns nos esportistas. Esta atividade proporciona movimentos mais eficientes e seguros para o esporte e se baseia em métodos fisiológicos (utiliza movimentos naturais do corpo humano) que geram fortalecimento e alongamento muscular, melhorando dessa maneira as dores, os movimentos compensatórios e restabelecendo as estruturas normais da articulação ou da parte lesionada.


Mediante a todas essas informações, podemos dizer que o Pilates torna mais eficientes e seguros os movimentos realizados não só na prática esportiva, como no dia-a-dia, melhorando nossa qualidade de vida.

Associe o método Pilates em seus treinos e sinta a diferença!


Gostou ? Tem mais dúvidas ? Ou quer iniciar suas aulas de pilates?

Acesse o link abaixo para nos comunicar via Whats App...


50 visualizações0 comentário
bottom of page