Método Pilates após a cirurgia Bariátrica.
- Grace Saunier
- 16 de out. de 2018
- 1 min de leitura
O sobrepeso e a obesidade atualmente é um problema de saúde pública, já que predispõe o desenvolvimento de doenças crônicas. E o pilates pode ajudar você nessa dificuldade.

Quando pacientes não respondem aos tratamentos convencionais (acompanhamento nutricional, medicamentoso e atividades físicas), buscam intervenções mais radicais como cirurgias. A cirurgia bariátrica é uma intervenção cirúrgica feita no aparelho digestivo como objetivo de reduzir o peso dos pacientes.
Atividades físicas, como Pilates, contribuem para uma melhora da composição corporal após a cirurgia bariátrica, pois há uma perda significativa de massa magra associada à redução extrema de peso.
Com a cirurgia, a perda de peso é rápida e causa uma nova alteração na imagem corporal do indivíduo, além da distorção da consciência corporal, a perda de peso rápida leva a alteração do centro de gravidade, modifica a postura, desenvolvendo um desequilíbrio no controle neuromuscular, estático e dinâmico da coluna vertebral, podendo desencadear em instabilidade vertebral assim como em dor lombar.
Sendo assim, o Método Pilates se torna benéfico no pós-operatório da cirurgia bariátrica, pois trabalha com atividade de baixo impacto, buscando uma melhora do equilíbrio, força, alongamento e além do auxílio na conscientização corporal.
No pós-operatório imediato são realizados exercícios com objetivo de melhorar a capacidade respiratória. Alguns meses após são realizados exercícios para musculatura respiratória, fortalecimento abdominal e exercícios para a mobilidade articular. E depois de uma musculatura abdominal bem fortalecida são realizados exercícios de fortalecimento global do corpo.
Gostou ? Tem mais dúvidas ? AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL CONOSCO.
Acesse o link abaixo para conversarmos via Whats App...
Comments