top of page
  • Foto do escritorGrace Saunier

Benefícios do Método Pilates para crianças e adolescentes

É na infância, que ocorre um vasto incremento das habilidades motoras, possibilitando a criança a obter um amplo domínio do seu corpo em diferentes atividades, como saltar, correr, rastejar, chutar uma bola, arremessar um arco, equilibrar-se num pé só, escrever, entre outras.




Você sabia que as crianças e jovens também podem e devem praticar o Pilates?

A técnica influencia sobre o desenvolvimento motor da criança, ajuda na melhora da postura, no fortalecimento dos músculos responsáveis pelo equilíbrio e ainda recupera o alongamento e flexibilidade.


O fato de não ter cargas extremas, como na musculação, não afetará de forma alguma o desenvolvimento do sistema esquelético-muscular. O que é relevante quando falamos de atividade física para crianças e adolescentes.


Sabemos que os problemas na coluna são um risco comum às crianças e jovens de hoje em dia devido ao excesso de materiais escolares que carregam ou pela má postura na hora de sentar, podendo desenvolver alterações posturais. Com a falta de exercícios físicos faz com que a musculatura fique enfraquecida, para que isso não ocorra, o Pilates pode ser uma ótima ferramenta.


A prática do Método Pilates permite o fortalecimento dos músculos do Core e também o quadrado lombar, que dá estabilidade à parte baixa da coluna, assim, ao serem fortalecidos, a postura melhorará e se evitarão possíveis desvios da coluna da criança na etapa de desenvolvimento. Já que as vértebras da coluna terão onde se apoiar, evitando assim possíveis patologias como hiperlordose, hipercifose, escoliose, entre outras.


Com a prática, as crianças e adolescentes aprendem a manter uma postura correta nas diversas situações cotidianas da vida como: sentar, agachar, levantar algo pesado, andar, correr, etc.


É possível atribuir a melhora do esquema corporal, do desenvolvimento motor e a organização espacial à prática do método Pilates, pois este atua de forma a relacionar noções de concentração, equilíbrio, percepção, controle corporal e flexibilidade, de forma a promover um controle mais consciente possível dos músculos envolvidos nos movimentos.


Sabendo dessas razões pela qual o Pilates para crianças é tão necessário, é preciso mencionar que eles podem começar a praticar o Método a partir dos 5 ou 6 anos, de uma, duas ou três sessões por semana que não devem passar de 45 minutos.


Por fim, as aulas de Pilates compõem-se de exercícios semelhantes aos dos adultos, porém adaptados para a idade do pequeno(a) aluno(a). As atividades acontecem no solo, onde se utilizam bolas, bastões e faixas ou em aparelhos, respeitando sempre o limite da criança e do adolescente.


Gostou ? Tem mais dúvidas ? Ou quer iniciar aulas de pilates para o filhinho ou filhinha ?

Acesse o link abaixo para nos comunicar via Whats App...

42 visualizações0 comentário
bottom of page