top of page
  • Foto do escritorGrace Saunier

Reeducação Postural Global (R.P.G.) no tratamento de Hérnia de disco.

A nossa coluna possui discos intervertebrais e eles servem como amortecedores de impacto que evitam o contato direto e doloroso entre as vértebras.




A nossa coluna possui discos intervertebrais e eles servem como amortecedores de impacto que evitam o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco é um processo em que ocorre a ruptura do anel fibroso, com subsequente deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais. Havendo esse deslocamento, poderá ser comprimido nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento (parestesia).


A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna: cervical, torácica e lombar.

A hérnia discal cervical manifesta-se por uma dor e/ou parestesia irradiada ao longo do braço, braquialgia ou cervicobraquialgia.


A hérnia discal dorsal ou torácica manifesta-se por perturbações da sensibilidade, perda de força do tronco e membros inferiores, alteração do padrão de marcha, e disfunção urinária ou intestinal.


A hérnia discal lombar manifesta-se por uma dor irradiada ao longo da face lateral ou posterior da perna até pé, ciática, e também pode haver irradiações pela face anterior da coxa e habitualmente não ultrapassa o joelho.


A técnica da Reeducação Postural Global (R.P.G.) quando bem utilizada e avaliada, nesses casos, contribui muito para o alívio da dor e o equilíbrio postural, melhorando a função respiratória, visando o corpo como um todo (globalmente) e não de forma individual. Essa avaliação costuma fazer uso de oito posições diferentes, nas quais o corpo é colocado para que possam ser identificadas as suas tensões, ou seja, os músculos e as partes do esqueleto acometidas pela disfunção.


Já que a R.P.G. corrige as disfunções que afetam o sistema músculo-esquelético, conclui-se que é um tratamento competente para os quadros de hérnia de disco.

A terapia conservadora, no caso da R.P.G. tem sido preferida como a primeira escolha de tratamento, diminuindo o número de intervenções cirúrgicas, cujos objetivos são o alívio da dor, o aumento da capacidade funcional e o retardamento da progressão da doença.


Gostou ? Tem mais dúvidas ? Ou quer iniciar suas aulas de pilates?

Acesse o link abaixo para nos comunicar via Whats App...

17 visualizações0 comentário
bottom of page